25 de julho de 2011

Antes de Morrer - Jenny Downham


Título original: Before I Die
Autor: Jenny Downham
Editora: Agir
Ano: 2008
Páginas: 289


        Tessa é uma menina de 16 anos que tem uma doença incurável. Diante de seu imutável destino, ela organiza uma lista com o que gostaria de fazer antes de sua morte e parte em busca de realizá-la: se apaixonar, ter a primeira relação sexual, dirigir escondida, roubar coisas numa loja... viver o tempo que resta. Um tema doloroso, passado com leveza e doçura, em um texto verdadeiro e tocante, sem ser piegas.

        O livro é um pouco depressivo, até por que não tem como não ser, afinal conta a estória de uma garota de apenas 16 anos que a 5 luta contra a leucemia. A Tessa vive com o pai e um irmão mais novo, a mãe dela se separou da familia quando ela tinha apenas onze anos. Quando ela percebe que seu tempo de vida está acabando, resolve fazer uma lista com as 10 coisas que ela gostaria de fazer antes de morrer.  E junto com sua melhor amiga ela procura viver intensamente todos os últimos meses que lhe restam.
        O mais emocionante do livro é como a família se une e aprende a lidar com as dificuldades que a doença trás para o convivio familiar. A Tessa é uma pessoa que se divide entre o conformismo e a raiva, em diversos momentos ela demonstra como se a doença fosse algo bom, trouxesse vantagens em estar doente. Em compensação em outros reage com extrema raiva diante do seu destino. Confesso que eu não consegui sentir uma simpátia por ela, a autora tinha tudo para ter uma personagem central que cativasse  o leitor, mas acho que ela em algum ponto da estória se perdeu na personalidade da Tessa. Me amocionei muito com esse livro mais pelo tema que ele trata, pois descreve fielmente todas as etapas que uma pessoa em estágio terminal de leucemia enfrenta. O namorado da Tessa foi o meu personagem favorito pena que ele só apreça do meio do livro para adiante. O Adam foi um achado na vida dela por que ela amou ela incondicionalmente, ficou com ela nos piores momentos da doença e em nenhum momento a abandonou, sem falar que tem uma paciência de Jó com ela.
        Recomendo a leitura para quem gosta do estilo drama/romance, por que se você é dessas pessoas que gostam apenas de livros com finais felizes passe bem longe. Antes de Morrer é um livro com temática forte e emocionante que faz com que você repense muitas coisas em sua vida e mostra que não há idade para morrer.

0 comentários:

Postar um comentário