26 de janeiro de 2013

[FILME] Cinema Paradiso


Título Original: Nuovo Cinema Paradiso
Ano: 1988
Duração: 124 min
Direção: Giuseppe Tornatore


Sinopse: Nos anos que antecederam a chegada da televisão (logo depois do final da Segunda Guerra Mundial), em uma pequena cidade da Sicília o garoto Toto (Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e procurou travar amizade com Alfredo (Philippe Noiret), o projecionista que se irritava com certa facilidade, mas parelamente tinha um enorme coração. Todos estes acontecimentos chegam em forma de lembrança, quando agora Toto (Jacques Perrin) cresceu e se tornou um cineasta de sucesso, que recorda-se da sua infância quando recebe a notícia de que Alfredo tinha falecido.
   Totó é um garoto muito sapeca e pestinha. Ele vive com sua mãe e sua irmã mais nova e acabou de perder o pai na guerra. Ele é um garoto muito sonhador e se apaixona à primeira vista pelo mundo da sétima arte. Na pequena cidade de Giancaldo, onde ele mora, tem um pequeno cinema, dentro de uma igreja. Lá Totó faz amizade com o carrancudo Alfredo, o projecionista desse cinema. Alfredo é um homem muito querido e bondoso que não quer perder sua fama de malvado, mas com a insistência de Totó por aprender, ele vai aos poucos virando quase um pai para ele. Alfredo é um homem muito solitário, que trabalha nesse ramo desde os 10 anos. Tudo que ele quer é que Totó não passe por todas as dificuldades pelas quais ele passou. Um dia Alfredo resolve fazer o teste para o primário e pede ajuda de Totó. Esse só ajuda se em troca Alfredo ensinar a ele como rodar o projetor.


   As primeiras cenas do filme já contam o que acontece no final. Elas mostram Totó bem mais velho. Totó virou um grande cineasta e fatura rios de dinheiro. Faz quase 30 anos que não volta à Giancaldo e nem fala com sua mãe. Ele recebe um telefonema dizendo que Alfonso falecera e que o funeral seria no dia seguinte
   Cinema Paradiso é uma obra de arte, é um “manjar dos Deuses” para os cinéfilos de verdade. Ele mostra o avanço da qualidade nos cinemas, mostra como saímos de filmes mudos e preto e branco, para os filmes coloridos que assistimos hoje em dia. Ele reúne sentimentos nunca antes experimentados em um filme. 
   A trilha sonora é outro ponto forte. Os solos de violino e piano deixam o espectador arrepiado e emocionado. Combinou muito com o filme. 
   Eu quase não me dei conta, e quando percebi, estava emocionado. Sim, o final desse filme é algo que não se pode explicar apenas com palavras, apenas podemos sentir e apreciar. Sem dúvidas, esse filme vai ficar no meu coração pro resto da minha vida.
   Cinema Paradiso parece ter magia, parece ser enfeitiçador. Não sei se é pela história inesquecível, não sei se é pela trilha sonora apaixonante, não sei se é pela linda amizade que Totó e Alfonso acabam tendo, não sei se é por que eu amo filmes, não sei se é por que eu chorei muito no final, não sei se é por causa das atuações maravilhosas. Só sei de uma coisa:
CINEMA PARADISO É PERFEITO

Filme Completo e Legendado  AQUI








 

0 comentários:

Postar um comentário