21 de outubro de 2013

A Lenda do Lago Dourado - Edson Vanzella Pereira


Título: A Lenda do Lago Dourado
Autor: Edson Vanzella Pereira
Edição: 1° Edição
Lançamento: 2013
Editora: Dracaena
Páginas: 380
Os Baltimore são uma típica família de uma pequena e pacata cidade norte-americana. Tudo muda para eles quando o filho mais velho, David, com 15 anos de idade, passa em primeiro lugar no Concurso nacional de Superinteligentes do Governo Americano. Reconhecido como o novo grande gênio da nação, ele é contratado pelo governo para uma carreira de cientista. Mas, em sua primeira missão, envolve-se em um misterioso acidente que o deixa entre a vida e a morte. Srta. Marshall, agente do governo, responsável pela missão, sente-se culpada pela tragédia. Max, o irmão mais novo de David, com a ajuda da Srta. Marshal, começa a investigar secretamente as circunstâncias daquele trágico e enigmático acontecimento. Na procura por respostas, eles se envolvem em aventuras perigosas, eletrizantes, e acabam descobrindo que, por trás de fatos aparentemente sem ligação, há uma trama cruel em curso. Como pano de fundo, ainda temos uma misteriosa lenda envolvendo um lago conhecido como Lago Dourado, que vai eleger nada menos do que o próprio Max para uma missão vital ao lhe transmitir o Poder da Luz: localizar e destruir o Agente Negro, que é o mentor intelectual desse complô maligno que está pronto para eclodir.
David Baltimore é um garoto americano de classe média, um tanto quanto preguiçoso mas que tem um elevado QI, chegando  a superar Albert Einstein em inteligência. Quando o governo americano faz um concurso nas escolas para descobrir os superdotados, David acaba sendo um dos escolhidos e se tornando o Agente Zero. Em uma missão ao Brasil, especificamente ao Rio de Janeiro, eis que uma bala perdida atinge David fazendo com que este permaneça em coma.

Enquanto David estava viajando, Max seu irmão mais novo,  vai com sua mãe e irmã mais nova fazer um piquenique no Lago Dourado, um lago que outrora era límpido e hoje não passa de um depósito de lixos. Mas para a surpresa de Max quando ele se aproxima do lago ele enxerga uma forte luz dourada e descobre que ele é um Agente da Luz. Sendo assim ele deve combater o Agente Negro, que faz parte da Fraternidade da Escuridão, para isso ele recebe "poderes", sua inteligência fica mais aguçada e sua força aumenta. 

Decidido a embarcar de vez nessa aventura Max então pede ajuda a Srta, Marshall, agente do governo, e os dois começam a investigar o acidente de David e ao mesmo tempo tentarão combater a Fraternidade da Escuridão.

Recebi esse livro da Editora Dracaena e como infanto-juvenis são um dos meus gêneros preferidos, estava ansiosa para começar a ler. Não vou dizer que desgostei, pelo contrário gostei sim, mas acho que o autor pecou em alguns detalhes, por exemplo a cidade americana onde se passa a história é Morangoville, ok, a cidade é uma grande produtora de morangos mas... Estamos nos EUA e a cidade tem um nome "abrasileirado"? Pode parecer besteira mas isso me incomodou. Outra coisa também são as gírias, elas não são algo que eu já tenho ouvido alguém de 15,16 anos falando. Afinal, qual é o garoto que chama a namorada de "lábios de mel"? Mas deixando isso de lado é uma boa história e tem vários momentos na leitura que você não consegue largar o livro. A narrativa é leve e de fácil compreensão e traz para o leitor dilemas da juventude, tal como o primeiro amor, e muitas aventuras.

0 comentários:

Postar um comentário