15 de novembro de 2013

[Filme] Intocáveis


Título original: Intouchables
Lançamento: 31 de agosto de 2012
Duração: 112 min.
Gênero: Comédia
Direção: Eric Toledano, Olivier Nakache
Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabele, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.


Philippe é um milionário tetraplégico que está procurando um enfermeiro, alguém que o ajude em suas necessidades básicas. Já Driss precisa ir a uma entrevista de emprego pois está recebendo o seguro social, para não ter chances de ser aprovado e assim ter que trabalhar, Driss se candidata como enfermeiro de Philippe. Chegando lá ele faz de tudo para ser  o candidato mais inadequado, mas para sua total surpresa é ele que Philippe quer.

Intocáveis é um daqueles raros filmes que conseguem ser profundo, emocionante e engraçado. Baseado na história real de Philippe Pozzo di Borgo e um imigrante algeriano Abdel Selou, ele nos mostra o poder da amizade. Aqui temos um milionário da nata da sociedade e um reles imigrante morador da periferia, mas isso não impede que os dois se tornem grandes amigos, ajudando-se mutuamente a superar as diversidades.

Antes de se tornar filme, a história dos dois amigos já havia sido um documentário em 2004 (À La Vie, À la Mort) e se tranformado em dois livros, um escrito por Borgo e outro por Selou. O primeiro foi publicado no Brasil pela editora Intrínseca, sob o título de O Segundo Suspiro.

Para quem ainda não assistiu, recomendo que veja pois sem sombra de dúvidas é um dos melhores filmes já feito.



Um comentário:

  1. Um dos meus filmes preferidos!!!

    Abraço,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir