26 de janeiro de 2014

Quem é Você, Alasca? - John Green


Título original: Looking for Alaska
Autor: John Green
Edição:
Lançamento: 2010
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 240
Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez.


Miles Halter é um garoto sem amigos, sem namorada e apaixonado por últimas palavras. Ao ler a biografia do francês François Rabelais descobre que as suas últimas palavras foram: "Saio em busca de um grande talvez", com essa frase em mente Miles percebe que não quer esperar a morte para sair em busca do seu grande talvez.  Sendo assim, decide mudar de escola e ir para Culver Creek, a mesma escola interna que seu  pai frequentou, no Alabama.

Em Creek, seu colega de quarto é Chip Martin, também conhecido por todos como Coronel, um bolsista que tem uma grande capacidade de gravar coisas. Ele é um verdadeiro farrista, fuma muito, bebe mais ainda e odeia os "Guerreiros de Dia de Semana", os garotos ricos que ao final de cada semana vão para suas grandes mansões. Além de Chip, Miles conhece Takuma, o garoto japonês e a Alasca, a bela garota de olhos verdes por quem todos os garotos se apaixonam.

Alasca é uma pessoa que a primeira vista parece ser extremamente alegre, festeira e que adora sexo e cigarros mas que tem em torno de si uma áurea de misterio, ninguém consegue decifrá-la. Miles logo que a vê fica completamente fascinado e intrigado, pois a garota assim como está de bem com a vida seu humor muda bruscamente sem nenhuma causa aparente.
"Às vezes, não entendo você, - eu disse.
Ela nem mesmo olhou para mim. Apenas sorriu para a tevê e disse: "Você nunca me entende. Essa é a graça." - pág. 56
Assim como Miles ela também é apaixonada por livros, mas tem um em especial, "O General no seu labirinto" de Gabriel Garcia Marquez, no qual diz ser as últimas palavras de Simón Bolívar: "Como sairei deste labirinto?". Essa frase tem grande importancia na história, pois leva Miles, seus amigos e a nós leitores a uma grande reflexão.
"Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente." - pág. 56
Quem é você, Alasca? Nós faz perceber que cada pessoa tem um motivo para ser como é, afinal são as nossas experiências passadas que nos moldam para a vida, o que sou hoje é o reflexo do que fui ontem. E Alasca tem um motivo para ser como é, para agir tão imprudemente bebendo e fumando como se sua vida dependesse disso. O livro realmente trata do crescimento de Miles, que passa de um garoto nada popular, sem amigos e sem nenhuma experiências com garotas, para um jovem que tem amigos, apaixona-se pela primeira vez e ainda tem que lutar com a dor da perda.

John Green com sua escrita irreverente e com uma narrativa em primeira pessoa me fez rir e chorar ao mesmo tempo. Um livro emocionante, que traz em seu enredo a importância do autoperdão, e questões religiosas abordadas de forma imparcial. Para todos aqueles que estão procurando uma leitura que desperte reflexões, não deixe de ler Quem é você, Alasca?, tenho certeza que não irá se arrepender.


Um comentário:

  1. Acho que todos os livros do John Green são capazes de me fazer refletir bastante. Mas, realmente, esse é um dos que mais me fizeram pensar. Eu adorei a forma que ele criou os personagens, principalmente o Miles que foi evoluindo muito conforme o livro vai passando. Magnífico. <3

    Abraço,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir