3 de fevereiro de 2014

Equipe Literária sobre: Adaptações cinematográficas




Olá gente, para quem não sabe eu faço parte do grupo Equipe Literária,  e no mês passado aconteceu a primeira web reunião. O bate-papo foi muito gostoso e o tema escolhido foi: Adapatações Cinematogáficas. Acredito que esse ano vai ter muitas adapatações então nada melhor do que abordar esse assunto em nossa primeira reunião.

Eu adoro filmes e adoro livros, mas quando o assunto é "o livro que virou filme", eu sou a primeira a fazer cara feia. Não sou fã das adaptações, apesar de achar que os filmes não devem seguir a risca o que está no livro, acredito que pelo menos eles deveriam conter as partes mais relevantes das histórias. Mas todos sabemos que não é bem assim que acontece e que na maioria das vezes os roteiristas viajam na maionese e acabam fazendo uma grande meleca.

Um grande exemplo dessa "viagem" é Percy Jackson.  O filme é legal, não posso dizer que não, mas com certeza ele é uma das piores adaptações já feitas. O roteirista conseguiu estragar uma história que tinha TUDO para dar certo. Ainda não tive a oportunidade de conferir os livros, mas pelos comentários que rolam na blogosfera, o título de pior adaptação é muito merecido.


Mas não pensem que só de roteiristas "viajados" é feito o mundo cinematográfico, existem algumas boas almas que pensam em nós, fãs de determinadas histórias e sagas, e conseguem fazer ótimos trabalhos, como é o exemplo dos filmes da trilogia Jogos Vorazes. Até mesmo eu, que sou completamente chata sobre esse assunto, tenho que assumir que Jogos Vorazes é uma das melhores adaptações já feitas. Os atores tem entre si uma grande química, o enredo do filme não deixa nenhuma falha, você simplesmente pode olhar o filme sem nunca ter lido os livros que mesmo assim você irá compreender a trama.


Como falei anteriormente, esse é o ano em que vai ao ar muitas adaptações, acredito que quase todo mundo esteja curioso e na expectativa pelo lançamento da maioria delas. Entre os lançamentos desse ano acredito que o filme mais esperado seja Divergente. Apesar de não ter lido o livro ainda, algo que já estou remediando, também estou bem curiosa sobre esse filme.


Outros livros que vão para a telona entre esse ano e o ano que vem são:

O menino no Espelho, de Fernando Sabino
Serena: A Novel‘, de Ron Rash
12 anos de escravidão, de Solomon Northup
Como se tornar o pior aluno da escola, de Danilo Gentili
50 tons de cinza, de E.L. James
Esperança, de Suzanne Collins
O Hobbit: Lá e De Volta Outra Vez, de J.R.R Tolkien
A Culpa é das Estrelas, de John Green
50 tons mais escuros, de E.L. James
Inferno, de Dan Brown
A Maldição do Tigre, de Colleen Houck
Garota Exemplar, de Gillian Flynn

Então é isso gente, espero que vocês tenham gostado e me contem qual é a opinião de vocês sobre as atuais adaptações cinematográfias.
Beijos e até a próxima. :}

0 comentários:

Postar um comentário