30 de abril de 2014

A Noite dos Mortos-Vivos e A Volta dos Mortos-Vivos - John Russo


Título original: Night Of The Living Dead
Autor: John Russo
Edição: 01
Ano: 2014
Páginas: 320
Editora: Darkside Books
Adicione: Skoob
A história que deu início ao apocalipse zumbi, pela primeira vez no Brasil. Do roteirista de George Romero. Dois livros em um: inclui A Volta dos Mortos-Vivos. — “Seu livro… me guiou através do meu primeiro filme.” Quentin Tarantino




A Noite dos Mortos-Vivos é um livro baseado no filme homônimo de Geoge Romero e John Russo. O filme é um clássico de 1968 e foi o estopim para a febre zumbi. É considerado um dos melhores filmes de terror e se tornou referência quando o assunto são Zumbis.

A Noite dos Mortos-Vivos é um livro perfeito. A descrição dos personagens, o terror pelo qual eles passam, tudo é muito real e o leitor consegue sentir na pele aquele friozinho de medo. O filme apesar de ser ótimo e um verdadeiro clássico nem de perto consegue trazer essa atmosfera de terror que o livro tem. Por não termos nenhuma imagem, a construção dos personagens e seus sentimentos fica por conta do leitor e assim, apenas com as descrições, conseguimos imaginar uma história horripilante.

É imprescindível que o leitor deixe a sua imaginação solta e consiga entrar no clima mórbido do livro. A escrita de John Russo é fluente e bem descritiva o que facilita o leitor a imaginar as cenas macabras. Cenas essas que muitas vezes me deixaram de cabelo em pé.

Apesar de A Volta dos Mortos-Vivos, segundo romance que consta no livro, ser um terror ele é mais leve por assim dizer. O foco fica mais em um suspense e o terror cru que podemos perceber no primeiro livro não fica muito em destaque aqui. A sensação de que a qualquer momento algo sinistro irá acontecer ainda está presente, mas o leitor não retém tanto o folego.

Podemos dizer que temos uma perda do sentimento de terror que nos acompanhou do começo ao fim da leitura de A Noite dos Mortos-Vivos. Mas não pensem que por termos essa minimização a leitura se torna monótona, muito pelo contrário, o que temos aqui é um suspense que nos faz ficar ávidos pelo desfecho da história e saber qual será o destino de nossos protagonistas.

Uma leitura mais que recomendada, principalmente se você é fã do estilo terror/suspense. Um livro que irá marcar você de todas as formas e que após a leitura você nunca mais irá ver um cemitério com os mesmos olhos.


Um comentário:

  1. Jéssica-linda! Amei a sua resenha… É a segunda resenha deste livro que leio e mais uma vez me vi envolvida no enredo. Parece ser o tipo de leitura que não largamos do início ao fim, porque nos vemos presos à história e aos seus personagens. Gosto de tramas assim, então espero ter a oportunidade de ler esse livro! (rs)
    Beijos, flor!

    ResponderExcluir