15 de abril de 2014

Adultério - Paulo Coelho


Título: Adultério
Autor: Paulo Coelho
Edição: 01
Ano: 2014
Páginas: 240
Editora: Sextante
Adicione: Skoob
Minha tristeza se tornou rotina, ninguém percebe mais. Não consigo mais dormir direito. Sinto-me egoísta. Continuo tentando impressionar as pessoas como se ainda fosse criança. Choro sozinha e sem motivo no banho. Só fiz amor com vontade mesmo uma vez em muitos meses – e você sabe bem de que dia estou falando. Já considerei que tudo isso seja um rito de passagem, consequência de eu ter passado dos 30 anos, mas essa explicação não basta. Sinto que estou desperdiçando minha vida, que um dia vou olhar para trás e me arrepender de tudo o que fiz. Menos de ter me casado com você e tido nossos lindos filhos.
– Mas isso não é o mais importante?
Para muitas pessoas, sim. Mas para mim não é o suficiente.

Lembro que o primeiro livro do Paulo Coelho que li foi O Alquimista, na época não gostei muito da história. Sendo assim quando solicitei Adultério já estava com um pé atrás com o autor, o medo de me decepcionar era grande, mas para minha grande surpresa o Paulo Coelho conseguiu se redimir aos meus olhos e me encantar com Adultério.

Linda é uma mulher de 31 anos que aparentemente tem a vida perfeita. Mora em um país perfeito, possuí a família perfeita e se tornou a esposa perfeita. Nada em sua vida leva a crer que ela fosse uma pessoa infeliz, afinal ela tem a vida que a maioria sonha. Mas isso não passa de aparência, por dentro Linda é uma mulher frustrada que luta constantemente para manter a faixada de mulher serena.

Tudo piora quando ela reencontra um antigo namorado de escola, Jacob König, e a velha paixão a muito adormecida vem a tona. Apesar de amar o marido, Linda não tem uma vida sexual satisfatória a muito tempo. A sua vida à muito virou uma eterna rotina onde a paixão e as emoções fortes deixaram de existir. Tendo enfim a oportunidade de transgredir as regras que a prendem, Linda inicia um relacionamento extraconjugal tórrido com Jacob.

Paulo Coelho consegue prender o leitor do começo ao fim, é impossível largar o livro. Por muitas vezes me vi morrendo de raiva de Linda, mas mesmo assim não conseguia parar de ler. Adultério é aquele livro que você ama e odeia na mesma medida. Ama por que a escrita do autor é perfeita e tem a tensão na medida certa para segurar a atenção do leitor e odeia por que Linda apesar de ter um marido perfeito, juro para vocês que o marido dela é de outro mundo, ela sai a procura de uma aventura.

Quando terminei a leitura fiquei me perguntando o que é necessário para ser feliz, é óbvio que foi essa a intenção do autor, essa reflexão dos padrões de felicidade. Será que para ser feliz basta ter do bom e do melhor, morar em um país de primeiro mundo e frequentar as altas rodas da sociedade? Acredito que não. a felicidade como o próprio autor nos mostra é algo interior, é estar bem consigo mesmo, amar e ser amado e então, só assim você consegue ser plenamente feliz.


5 comentários:

  1. Bom dia, Jeh!
    Já tentei ler algumas obras do Paulo Coelho, mas não gostei muito de sua escrita e acabei abandonando. Vi bastante gente comentando sobre Adultério, mas ainda estou com certo receio por conta do que citei anteriormente. Acredito que é uma característica muito forte do autor esse lance de fazer com que o leitor reflita (e muito) depois da leitura de alguma de suas obras. Quando comecei a ler sua resenha pensei que Linda realmente fosse muito feliz e que o marido que fosse o culpado pela traição e ela fosse apenas a vítima. Achei sensacional como o autor trabalhou esse fato.

    Beijos,
    Blog Procurei em Sonhos - http://www.procurei-em-sonhos.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie Jeh
    não consegui gostar desse livro, dos personagens, enfim...foi uma bad experiência pra mim.
    Li um outro livro dele e gostei mais. Mas pretendo ler outra obra pra tirar a conclusão final rs
    bjos
    http://www.mybooklit.com/

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada deste autor, flor, mas sempre tive curiosidade em conhecer pelo menos um livro dele, sabe? Acho que Adultério é uma boa recomendação. O livro parece mesmo instigar o leitor a refletir PELA PERSONAGEM, não é? É provocativo quando encontramos um personagem que faz escolhas que nos parecem totalmente erradas… Queremos mostrar a ele que poderia fazer diferente. É frustrante, mas também é o tipo de leitura que transforma o leitor. Espero gostar do livro.
    Beijos, flor!

    ResponderExcluir
  4. Já lí todos os livros de Paulo Coelho... Amei todos eles! Estou segurando a minha ansiedade para adquirir mais esse. Pelo seu comentário, vou amar mais esse.
    Monte Bjs.
    Tchui!

    ResponderExcluir