2 de abril de 2014

[Filme] O Menino do Pijama Listrado


Título original: The Boy In The Striped Pyjamas
Ano: 2008
Direção: Mark Herman
Elenco: Asa Butterfield, Vera Farmiga, David Thewlis
Gênero: DramaNacionalidade: Eua, Reino Unido
Duração: 1h34min
Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.

O Menino do Pijama Listrado nos traz a história de Bruno, um garoto de 8 anos que mora em Berlim. Seu pai é um oficial nazista que mantêm a família na ignorância dos fatos do Nazismo, para eles o chefe da família está trabalhando para um mundo melhor. As coisas mudam drasticamente quando a família se muda para outra cidade, o pai de Bruno foi transferido de base. 

Bruno tem como maior sonho ser um grande explorador e para isso vive rodeado de livros de aventura e sempre que possível faz suas explorações pelo pátio de sua nova casa. Mas existe um lugar que Bruno não pode jamais ir, é na "fazenda das pessoas de pijamas". Esses fazendeiros são estranhos, vestem pijamas de dia e são os maiores inimigos dos alemães.

O que Bruno não sabe é que essa fazenda é um campo de concentração e os fazendeiros de pijamas são judeus. Com sua sede de exploração Bruno acaba fugindo da alta segurança da sua casa e indo parar no campo e lá ele conhece Shmuel e apesar de todas as dificuldades eles se tornam amigos.

O Menino do Pijama Listrado é uma adaptação do livro homônimo escrito por John Boyne. É impossível ficar indiferente a essa história, onde a inocência de uma criança e um forte senso de lealdade são os principais elementos de um enredo belamente elaborado.

Um filme que você irá ver e rever como se sempre fosse a primeira vez. Para aqueles que se emocionam facilmente, indico que assistam com uma caixinha de lenços ao lado, pois é impossível não deixar rolar algumas lágrimas. Filme mais que recomendado!

13 comentários:

  1. Esse filme é maravilhoso; um dos melhores que eu já li. A adaptação do livro foi ótima e pouca coisa foi perdida. Indico demais.

    http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse filme 3 É sensacional, eu ainda não li o livro, quando assisti nem sabia que era adaptado. Quero muito ler porque se o filme já foi maravilhoso assim o livro deve ser perfeito.
    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é lindo!!!!
    Chorei tanto, e já assisti várias vezes. rs
    Preciso agora ler o livro.
    beijos
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Jéssica =)

    Não tenho coragem de assistir a esse filme, pois chorei horrores do livro

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Eu desejo muito assistir ao filme, principalmente pelos tantos comentários positivos, mas antes, quero ler o livro.

    Beijos
    http://www.rayramii.com/

    ResponderExcluir
  6. comentei em uma resenha sobre esse livro hoje! muita coincidência! assisti primeiro o filme e depois li o livro, o que me atrai em ambas formas é a inocência das crianças em meio à tudo aquilo, a visão deles de guerra e como se tornam alheios aquilo e que chama a atenção e a emoção é claro flui nas lágrimas http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Chorei sem pensar duas vezes e passei vergonha na frente de todo mundo, mas não tenho coragem de ler o livro pq sei que vai ser bem pior
    http://pausaparaumcafe.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Jéssica

    O livro de onde o filme foi adaptado me deixou com o coração em pedaços. O final meio deixou sem palavras e eu fiquei sentindo aquela tristeza dentro de mim durante um bom tempo.
    Não sei se conseguiria assistir ao filme, parece que ele é bem fiel ao livro e meu coração não aguentaria.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oiee
    Confesso que ainda não vi por querer ler antes. Mas depois das tuas palavras nem sei se quero esperar.quero ver logo e vou seguir a tua dica. Caixa de lenço do lado pois sou manteiga derretida.

    ResponderExcluir
  10. Jessica, esse foi o ÚNICO caso que eu achei o filme MIL vezes melhor que o livro! Na real eu nem gostei do livro, achei a linguagem do autor muito infantil, até dei o meu exemplar pra outra integrante do blog, a Bettina!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu estarei com a caixinha de lenços, pode deixar! (rs) Ainda não li e nem assisti a essa história, mas pretendo. Quero muito me emocionar com estes personagens, que parecem resgatar nossos valores mais importantes.
    Adorei seu comentário. Não tem como ignorar!!! (rs)

    ResponderExcluir
  12. Hey!

    Desculpa meu sumiço tá? Demorei pra retribuir as visitas, mas fiquei muito feliz em ver seus comentários lá no meu cantinho!

    Eu sou do tipo que me emociono facilmente, haha, realmente precisei de uma caixinha de lenços. Chorei demaaaais! O filme é muito lindo, agora quero é ler o livro que inspirou a adaptação.

    Beijos
    https://escolhasliterarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. O final desse filme me deixou arrasada por vários dias. Eu tenho o livro e quero muito lê-lo também, mas acho que ainda não estou em condições, rs.

    Abraço,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir