11 de junho de 2014

Roleta Russa - Jason Matthews


Título original: Red Sparrow
Autor: Jason Matthews
Edição: 01
Editora: Arqueiro
Páginas: 432
Adicione: Skoob
Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo.
Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem.
Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR.
Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro.


Roleta Russa é um thriller contemporâneo, criado na Rússia de Putin, um livro que poderia ter vindo direto da União Soviética de Gorbachev. É uma estória inteligente, lenta - pelo menos nas primeiras cem páginas.-, mas muito convincente. Jason Matthews de cara estabelece os jogadores, prepara o campo e as jogadas, nos atraindo e mantendo-nos cercados por todas as partes.

Nathaniel é um grande personagem, um personagem carismático, que têm o pé-no-chão e, ao mesmo tempo,  demonstra uma enorme propensão para a ação e ao heroísmo. Ele é ao mesmo tempo agradável e admirável, uma mistura difícil de realizar, especialmente neste tipo de estória. Já Dominika surge como uma autêntica sedutora, uma mulher perigosa colocada em uma situação embaraçosa. Ela poderia muito bem ter caído no molde de "Bond Girl", ser apenas uma coadjuvante, mas ela se revela uma personagem digna de dividir com Nate o papel principal. 

O que mais me chamou atenção na estória são as traições, enganos e duplicidades que permeiam o enredo. Nesta estória você nunca tem certeza se tal personagem é confiável ou não, ou até mesmo acreditar que determinada ação de um personagem foi com aquela determinada intenção. Acredito que neste gênero se o leitor consegue adivinhar as próximas ações dos personagens ou até mesmo adivinhar qual vai ser o final da história, o autor não conseguiu criar uma boa estória. Sendo assim, acredito que Matthews foi pelo caminho certo, a sua escrita é surpreendente e em nenhum momento o leitor sabe o que irá acontecer após virar mais uma página.

Como um bom thriller, Roleta Russa é cheio de pistas falsas. A incerteza de que os personagens principais são ou não os mocinhos, nos acompanha a toda leitura. O autor faz com que você confie em Nate e deixa implicito que deve confiar em Dominika, mas em nenhum momento ele faz uma demonstração de que essa é a atitude certa.

Esse é um romance com muita ação, um pouco de sexo, violência e muita tensão dramática. As apostas são altas, e a história nunca nos permite perder isso de vista. Estamos falando de uma guerra de forças, combatentes inimigos que podem operar nas sombras, mas que podem preencher essas sombras com torturas, assassinato e exploração sexual. É um mundo feio e assustador, cheio de males necessários e decisões difíceis. Posso dizer sem sombra de dúvida que a tensão é direto da primeira à última página, mantendo o leitor intrigado, quase ao ponto de paranoia.

O final é inesperado e deixa um ótimo gancho para uma continuação, seria muito bom poder acompanhar mais um pouco a estória de Dominika e Nate, mas se uma continuação não estiver nos planos de Jason Matthews, o final encontrado em Roleta Russa é perfeito.




Cotação:

Um comentário:

  1. Oi Jessica,
    Vou começar a ler “Roleta Russa” e espero gostar da trama, já que será minha primeira experiência com livro sobre espionagem.

    *bye* http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir