29 de agosto de 2014

Minha Vida Daria Um Filme - Simona Toma


Título Original: Da questo libro presto un film
Autor: Simona Toma
Edição: 01
Editora: Fundamento
Páginas: 256
Adicione: Skoob
Toni é uma garota de 18 anos que vive em Milão com a família (e com um gato muito louco). Ela adoraria que a vida fosse como em um roteiro de cinema: tudo no lugar certo, na hora certa e com a pessoa certa. O problema é que no mundo real o roteiro é sempre inesperado e cheio de surpresas. E Toni e suas amigas, Clementina e Matilde, vão viver dias bem agitados. Quando Toni conhece Filippo, descobre o que quer dizer a expressão "amor à primeira vista", bem do jeitinho que só acontece nos filmes. E vai ser justamente no cenário caótico de um set de cinema que Toni viverá o seu momento de diva. Filippo é assistente de direção de um filme, então só resta a Toni - com Clementina e Matilde - participar das filmagens... E, em meio a atrizes neuróticas, figurinistas paranoicos e um diretor de cinema temperamental, ela terá a chance de escrever mais algumas linhas da sua história. Mas no cinema o que parece realidade é apenas ficção. Será assim com a paixão de Toni? Venha curtir essa história de amor (e algo mais) em um ensolarado verão italiano, pois o filme só espera você e sua turma para começar: luzes, câmera, e... ação!

"Minha Vida daria um Filme" é um romance doce, estilo sessão da tarde, ótimo para se apreciar nesses dias frios de inverno. A história é simples e leve e, mesmo sem perceber você chega ao final completamente imerso na vida de Toni e suas amigas.

Antonia, ou melhor Toni, é a protagonista do romance, uma jovem de dezoito anos que junto com suas amigas Clementina e Matilda vai viver seu penúltimo verão como uma aluna de sua escola.
O título do livro na minha opinião é essencial neste romance, lendo-o, de fato, temos a impressão de estar em frente a uma tela, onde um filme é passado. O romance é ambientado principalmente em Milão, nem preciso dizer que isso dá um charme todo especial a leitura.

No início da história, encontramos Toni e sua amiga Matilde em um show e, por coincidência,  nossa protagonista conhece seu príncipe Philipo, que trabalha como assistente de direção e, graças a esse conhecimento as três amigas entram no mundo do cinema. Toni literalmente perde a cabeça pelo menino e essa amizade em breve vai se transformar em algo mais! Mas Toni terá que ter muito cuidado porque Philipo faz parte do mundo do cinema, onde muitas vezes o que parece real é apenas ficção, resultado de escritores hábeis.

Mas além de Philipo Toni ainda terá que lidar com suas amigas, a doce Clementine, sempre pronta para ajudar seus amigos e a pedante Matilda, que sempre tem que estar no centro das atenções e não aceita muito bem o relacionamento de Toni com Philipo.

Devo dizer que achei este romance completamente fofo e com uma narrativa simples e direta. É claro que é principalmente destinada a um público de adolescentes, as situações que são criadas pela autora e os discursos dos vários personagens são bastante superficiais e tem como objetivo despertar a ironia no leitor.

É uma história alegre, que tem como principal finalidade distrair o leitor de leituras mais densas. Todos personagens foram muito bem criados e caracterizados. A autora conseguiu ambientar muito bem a sua história, eu me senti em Milão. Sem falar que os personagens são hilários, até mesmo os personagens secundários tem uma boa caracterização. Leitura muito bem recomendada!



Cotação:

11 comentários:

  1. Olá Jéssica,
    Ainda não conhecia esse livro, mas deve ser um bom livro para intercalar entre uma e outra leitura mais densa. É tão bom quando o livro faz conseguimos nos sentir no mesmo ambiente dos personagens e muito mais em Milão, um lindo pano de fundo.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Jéssica, tudo bem?

    Amei seu blog, parabéns pelo layout lindo *.*

    Não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa para lê-lo. Ele tem mesmo, com a capa e o título, cara de ser fofo. Então acho que iria adorar a leitura.

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  3. Heey!

    Nossa, já vi um filme com esse mesmo título, e já tava pensando "como eu não sabia que era adaptação?", mas foi só começar a ler a resenha pra perceber que uma história não tem nada a ver com a outra, o título igual é pura coincidência. Enfim... Eu amo esses romances "sessão da tarde", me divirto muito lendo e sempre acabo com um sorriso bobo no rosto. Dica anotada!

    Beijinhos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii! Ainda não conhecia o livro, mas fiquei com muita vontade de ler!
    Adorei a capa e a dica! Quero ver se leio em breve!
    Beijos, http://umlivronaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Flor! Tudo bom?
    Peço desculpas pela demora de voltar ao seu blog, mas agora posso garantir que não vai acontecer de novo, principalmente porque adoro vir aqui <3
    Vi muitas blogueiras falaram sobre esse livro, mas sua resenha é a primeira que tenho o prazer de ler, e concordo plenamente com você que o fato da história se passar em Milão da um ar extremamente diferente, não é mesmo? Sinto o luxo exalando dessa história!
    Já gostei do começo da sua resenha, porque não existe nada melhor do que já saber que sua resenha é positiva. Mesmo o livro sendo mais voltado para o público adolescente, acho sempre bom voltarmos a ler livros assim, relembrando de nossas primeiras leituras. Lembrarmos dos conflitos bobos e superficiais que estavam sempre presentes, mas sempre foram resolvidos rapidamente e relembramos do grupo de amigas modelo: a amiga que é devota e está sempre disposta a te ajudar, a amiga mais tranquila e que topa tudo e claro, aquelas que gosta de estar no centro das atenções, mas o que seriamos sem amigas assim?
    Gostei muito da sua resenha e sinceridade, e assim que a oportunidade aparecer para mim, estarei lendo essa lindeza! <3

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  6. Oie Jessi
    adoro essas histórias leves, e divertidas, sempre necessárias quando queremos sair da ressaca literária.
    Não conhecia o livro, mas vou colocar na listinha de desejados jhá
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser bem levinho mesmo, mas não vou adicioná-lo tão cedo na lista dos livros que eu preciso. Afinal, já tenho taaaaantos livros como esse na minha estante esperando para ser lido que não faz sentido comprar mais.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Eu ainda não li este livro e nem sabia muito sobre ele, pois a capa não me agradou muito.
    Mas depois desta resenha eu vou lêlo.

    Beijos
    http://amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Nunca havia ouvida falando desse livro, parece bem legal. Tomara que um dia eu tenha a oportunidade de lê-lo.
    Beijos - http://destinosopostos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Hoje tive a oportunidade de ler uma resenha deste mesmo livro e que a blogueira tinha uma opinião bem parecida com a sua. Eu particularmente não gosto deste estilo de leitura. Mas é uma ótima dica para quem gosta.

    Excelente resenha!
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá! Como vai?
    Estou te indicando (intimando) a responder essa tag http://destinosopostos.blogspot.com/2014/09/tag-um-livro-e-um-filme.html haha, é a primeira que eu mesmo faço por isso quero muito que dê certo.

    Beijos - Destinos Opostos

    ResponderExcluir