26 de janeiro de 2015

As Piores Decisões da História - Stephen Weir


Título original: History's Worst Decisions
Autor: Stephen Weir
Edição: 01
Ano: 2014
Editora: Sextante
Páginas: 256
Adicione: Skoob
A história está repleta de erros memoráveis. Muitos foram cometidos por pessoas bem-intencionadas que simplesmente tomaram decisões equivocadas e acabaram sendo responsáveis por grandes tragédias. Outros, gerados por indivíduos motivados por ganância e poder, resultaram de escolhas egoístas e provocaram catástrofes igualmente terríveis. Desde o momento em que Eva resolveu que valeria a pena morder a maçã até a crença de que o Titanic jamais afundaria, do rapto de Helena de Troia ao suicídio em massa em Jonestown, você vai conhecer alguns dos maiores equívocos da humanidade. Partindo da antiguidade e chegando até os tempos modernos, Stephen Weir analisa esses e outros grandes desastres da história como o incêndio de Roma, o tsumani da Indonésia, o acidente de Chernobyl , mostrando os erros que estão por trás de cada um deles e o impacto que deixaram no mundo em que vivemos hoje.
Não sei se vocês sabem, mas sou completamente apaixonada por História. Acredito que se eu não tivesse um amor enorme por Letras, História seria a minha opção de curso na graduação. Quando vi que entre os lançamentos da editora Sextante estava o livro "As Piores Decisões da História", decidi que precisava muito ler esse livro.

Stephen Weir nos traz cinquenta exemplos de fatos que não deram muito certo no decorrer da história, sendo que a maioria desses erros tem algo a ver com as decisões que você toma. O primeiro exemplo que o autor mostra é o de Adão e Eva, todos sabem que por uma decisão precipitada Adão e sua esposa Eva, foram expulsos do paraíso. Se Eva não tivesse decidido comer o fruto proibido, a história teria um outro rumo.

Mas Weir não traz apenas mitos, aqui nós iremos encontrar muitas outras ocasiões verídicas onde, como sempre, as coisas não saíram como o desejado. Um exemplo é o suicídio coletivo em Jonestown, Guiana, onde 900 pessoas ingeriram refrigerante com cianeto de potássio. Essas pessoas eram seguidoras da seita Peoples Temple (Templo dos Povos), de Jim Jones. Quando alguns congressistas foram investigar a seita, pois haviam recebido denuncias de que a comunidade que Jim Jones formou na Guiana era, na verdade, uma prisão onde diversas pessoas sofriam abusos, Jim resolveu convencer seus seguidores a cometerem suicídio.

A escrita de Weir é engraçada, mesmo quando ela trata de assuntos um pouco mais sério.  Quem procura por algum texto cientifico, vai se decepcionar com esse livro, pois o mesmo é mais uma leitura de pequenos fatos que sucederam-se no decorrer das épocas e, também, é algo para nos lembrar que o ser humano é facilmente desviado. 

A edição da Sextante está perfeita, as folhas são de papel estilo revista, porém mais grosso e as histórias trazem algumas fotos para ilustrar. A fonte está de um tamanho agradável (até mesmo para mim que sou míope!). Não encontrei nenhum erro de digitação ou gramatica. Sendo assim a Sextante está de parabéns.

Leitura recomendada para aqueles que gostam de saber um pouco mais sobre o passado ou que curtem livros de não-ficção.


Cotação:

5 comentários:

  1. Parece ser legal, principalmente pelo modo como o autor resolveu abordar esses assuntos.. De um jeito mais descontraído e tals.
    Gosto de livros assim!

    Beijo
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo joia?
    Essa seria o tipo de leitura que raramente leio, mas me interessei bastante pelo fato que é contada de uma maneira descontraída, quem sabe eu não animo em ler :D

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. AMO história, cogitei pra fazer faculdade também haha Me interessei demaaaaaaaaais pelo livro *u* http://chegadetalvez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ai, adoro história! E essas curiosidade também! Acho muito legal e me divirto com esse tipo de leitura! Sdds Mundo Estranho! rs Também pensei em fazer história, mas acabei na biblioteconomia...

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros de História, principalmente os que a abordam de forma bem-humorada, trazendo curiosidades. Este é um livro que sem dúvida agora pretendo ler~

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir