14 de janeiro de 2015

O Grande Ivan - Katherine Applegate


Título original: The One and Only Ivan
Autor: Katherine Applegate
Edição: 01
Ano: 2014
Editora: #irado
Páginas: 288
Adicione: Skoob
Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo. Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade. Não importa quantos anos você tem... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?
Misturando ficção com fatos reais, Katherine Applegate nos conta a história de Ivan, um gorila solitário de 27 anos que vive enjaulado no Grande Shopping e Fliperama da Saída 8. Neste shopping também temos Stella, uma elefanta idosa com problemas nas articulações, sendo assim já não tem grande serventia para o dono dos animais, e Bob, um cão vira-lata que mora lá mas que se nega a ter um dono.

Quando Ivan era apenas um bebê o Grande Shopping era lotado de visitantes, todos queriam ver o pequeno Ivan. Hoje, os poucos visitantes do Saída 8 acham que Ivan é apenas um animal grande e sem graça. As crianças não mais acham graça de suas travessuras e muitas até tornam-se cruéis ao jogar pedras e outros objetos em sua jaula.

Tudo isso o deixa completamente entediado e então, Ivan, faz o que mais gosta de fazer, desenhar. O seu primeiro lápis e papel ele ganhou de Julia, a filha do tratador de animais. Ela é uma garota muito doce de 10 anos que é completamente apaixonada pelos animais do Grande Shopping e que também é apaixonada por desenhos. Os desenhos de Ivan são vendidos na loja de presentes próxima a sua jaula.
"Os humanos parecem nem sempre reconhecer meus desenhos. Eles ficam vesgos, inclinam a cabeça, murmuram. Eu desenho uma banana, uma banana perfeita e adorável, e eles dizem: - É um avião amarelo! - ou : - É um pato sem asas! Tudo bem. Eu não desenho para eles. Desenho para mim mesmo." - pág. 26

Mas mesmo ter um gorila que desenhe não faz com que o Shopping receba uma quantidade grande de visitantes. A situação financeira do dono dos animais está ficando precária e ele não vê saída a não ser comprar um filhote, afinal todos sabem que os humanos são loucos pela fofura de um filhotinho. Então, eis que chega a nova aquisição. Ruby é uma filhote de elefante e antes de chegar ao Grande Shopping ela estava em um circo, lá ela foi "domesticada", pois assim como muitos animais selvagens que desembarcam em circos, ela foi caçada na selva.

É com a chegada de Ruby que Ivan começa a perceber que estar em um shopping não é o correto, eles são animais selvagens que foram brutalmente arrancados de suas casas e que hoje não se adaptariam novamente na selva. Mas existe um lugar que pode não ser perfeito mas que é sua única chance, o zoo. Então com a ajuda apenas de lápis e papel, Ivan vai fazer de tudo para que o destino da pequena Ruby, não seja tão traumático quanto o seu.

Com uma escrita envolvente e extremamente emocionante, Katherine Applegate , me fez chorar. Apesar de ser um livro considerado infantil, acredito que todos deveriam lê-lo indiferente da faixa etária. Toda a narrativa é do ponto de vista de Ivan, e isso nos aproxima ainda mais dos personagens, sem falar que os fatos reais que envolvem a leitura nos faz pensar na vida de diversos animais presentes em circos hoje em dia.

Quando a diagramação e layout só tenho a dizer que as ilustrações presentes ao longo do livro dão um charme a mais a história e a deixam muito mais fofa, sem falar na capa dura que é uma das marcas registradas do selo #irado. Com relação a espeçamento e tamanho da fonte, as letras são grandes e tem um bom espaçamento, principalmente entre linhas e parágrafos.

Enfim, leitura mais que recomendada!

Cotação:

4 comentários:

  1. Oi, Jéssica.

    Primeiro tenho de dizer que achei a capa muito querida!! A história é interessante, e ainda mais por ter fatos reais. Gostei muito da indicação, e já tinha ouvido fala sobre o Ivan.

    beijos

    http://mundo-resrito.blgspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jessica.
    Gosto de livros que apesar de serem destinados para o público infantil, trás lições e entretenimento para todas as idades.
    Gostei do fato de ele conter ilustrações e ter uma premissa diferente do que eu ando lendo. Sem contar que eu nunca li nada da editora #Irado. E pela nota que você deu ele realmente de ser muito bom.
    Beijos.
    http://asassecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece uma enorme fofura, quero ler ♥

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jéssica.
    Leitura envolvente e personagens cativantes são excelentes para uma garantia de bom livro. Confesso que encontrar um gorila como personagem e ainda que desenha, é totalmente único e que me chamou a atenção desde o início. Claro que quero ler *O*

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir