16 de junho de 2015

8 Segundos - Camila Moreira


Título: 8 Segundos
Autor: Camila Moreira
Edição: 01
Ano: 2015
Editora: Suma de Letras
Páginas: 280
Nunca provoque um peão: ele só precisa de oito segundos para te enlouquecer. Pietra, filha única de um rico fazendeiro, sempre teve tudo o que quis. Para realizar mais um de seus caprichos – viver em Paris em seu próprio apartamento –, ela é obrigada pelo pai a passar uma temporada na propriedade da família.Lá, ela conhece o veterinário Lucas, um homem simples e determinado, que sonha em competir nos grandes rodeios do país. Quando o peão conhece a patricinha, faz de tudo para não se deixar levar pelos lindos olhos verdes da filha do patrão. Em 8 segundos, Pietra e Lucas não conseguirão resistir à paixão. Mas antes que possam viver este amor, a revelação de um terrível segredo do passado mudará suas vidas para sempre.

8 Segundos é o primeiro livro que leio da Camila Moreira, já tinha lido algumas resenhas de outros livros qua a autora lançou, mas ainda não tinha tido a oportunidade de conferir algo escrito por ela. Então logo que soube que a Suma de Letras iria lançar mais um livro da autora, fui logo solicitando para resenha, afinal estava com muita curiosidade para conferir a escrita dessa que ganhou as leitoras brasileiras com a série "O Amor Não Tem Leis".

O livro conta a história de Lucas, um veterinário e peão de rodeio um tanto quanto chucro, e Pietra, uma garota da cidade grande, extremamente fútil e mimada que não suporta a ideia de ter de passar 30 dias na fazenda de seu pai, no interior.  Desde o primeiro encontro dos dois, faíscas e farpas soltam-se pelo ar. Lucas e Pietra detestam-se à primeira vista, um enxerga no outro o que mais detesta. Ela não suporta o jeito "caipira" de Lucas, já ele não aguenta o estilo patricinha de Pietra. Mas conforme o tempo vai passando e os dois vão realmente se conhecendo, acabam percebendo que eles são muito mais do que aparentam.

8 Segundos é um romance divertido, com personagens cativantes, mas que ao mesmo tempo peca no uso exessivo de clichês. Lucas é o esteriótipo do cowboy pegador, aquele homem que somente com o olhar faz qualquer mulher, entre os 15 e os 70 anos, ter um orgasmo. Já Pietra é a patricinha fútil, de cabeça vazia, que não pensa em nada a não ser sexo, compras e mais compras. Sei que sou a primeira pessoa a dizer que um clichê de vez em quando é sempre bom, mas acontece que os autores hoje em dia acabam abusando e escrevendo estórias completamente baseadas em esteriótipos. É sempre o mesmo cara pegador que não quer nem saber de um relacionamento sério, mas que do nada acaba encontrando a garota perfeita, e depois de um sexo perfeito, acaba descobrindo que está completamente apaixonado. Em 8 Segundos, nós não temos somente o cara pegador, mas também a mulher que entra no mesmo estilo. Todos os caras babam pela Pietra, não existe nenhuma garota que consiga se comparar em beleza com ela. E não é por nada, só que seria tão legal se os autores, sejam eles nacionais ou não, mudassem um pouco desse mote e escrevessem sobre pessoas um pouco mais "normais".

Outra coisa que acabou fazendo com que eu perdesse um pouco do interesse pela estória é o fato da autora deitar e rolar no uso de palavras de baixo calão. Não sou puritana e muito menos quero fazer um boicote ao uso dessas palavras na literatura, prova disso é que adoro os livros da Abbi Glines e quem já leu sabe que a autora adora colocar umas palavras mais sacanas nos diálogos de seus personagens. Mas Camila Moreira acaba colocando muitas palavras desse tipo, principalmente nas cenas de sexo, o que faz com que o teor da leitura em vez de ser erótico, torne-se um tanto vulgar.

Mas tirando esses dois fatos, 8 Segundos é uma ótima leitura, principalmente para quem gosta de um livro com uma pegada mais erótica. O mistério que envolve os dois protagonistas me prendeu em toda a leitura, tenho que parabenizar a Camila por conseguir manter o suspense até o final. Em suma, o livro só não leva 5 estrelas justamente pelos fatos citados à cima, mas isso não significa que esta seja uma leitura ruim, muito pelo contrário, eu me diverti muito com Pietra e Lucas. Sendo assim, fica aqui a dica para que leiam e tirem suas próprias conclusões.

0 comentários:

Postar um comentário