10 de setembro de 2015

Antes de Partir Desta Pra Uma Melhor - Jonathan Tropper


Título original: One Last Thing Before I Go
Autor: Jonathan Tropper
Ano: 2015
Editora: Arqueiro
Páginas: 256
Adicione: Skoob
Não é preciso ser nenhum gênio para perceber que a vida de Drew Silver é uma sequência de decisões equivocadas. Faz quase uma década que sua banda de rock emplacou uma música, filha única de mãe solteira. Desde então, a banda se separou, sua mulher o largou e Silver tem assistido a vida passar, tocando em casamentos – quando aparece algum – e descontando os cheques cada vez menos frequentes que recebe pelos direitos autorais de seu único sucesso. Silver então descobre que a ex-mulher está prestes a se casar de novo e que a filha adolescente, Casey, está grávida. Para completar, depois de sofrer um derrame que o deixa incapaz de controlar a língua e guardar para si o que pensa, ele precisa de uma cirurgia no coração. Diante desse cenário, o músico fracassado depara com a pergunta decisiva: será que vale a pena salvar uma vida tão mal vivida? Assim, sob o olhar exasperado da família, ele toma a decisão radical de se recusar a fazer a cirurgia e dedicar o pouco tempo que lhe resta a tentar consertar o relacionamento com Casey e aproveitar a vida – mesmo que ela não dure muito. Com diálogos rápidos, irônicos e sagazes, Jonathan Tropper confirma sua habilidade em retratar com humor e perspicácia o lado oculto da família moderna.

Em Antes de Partir Desta Pra Uma Melhor somos apresentados a Silver, um divorciado de 44 anos de idade que atualmente vive em um prédio decadente junto com mais alguns divorciados. A vida de Silver há muito deixou de ser satisfatória, sua carreira meteórica como baterista de uma banda de rock há muito acabou, seu relacionamento com sua filha é superficial e sua ex-esposa resolveu que vai casar novamente. Se tudo isso já não fosse uma droga, Silver descobre que sua filha está grávida e que ele tem uma grave doença no coração e que a única maneira de se salvar é fazendo uma cirurgia.

Contrariando a todos, Silver decide que não vale a pena fazer a cirurgia, afinal se for para continuar vivendo como ele vive, a morte é a melhor saída. Mas antes do seu tempo aqui na Terra acabar, ele resolve que vai se tornar uma pessoa melhor e vai tentar a todo custo reverter as burradas que fez.
Pensa por um instante e então compõem uma pequena lista de afazeres para si mesmo.
1. Ser um pai melhor.
2. Ser um homem melhor.
3. Me apaixonar.
4. Morrer. ― pg. 73
O problema é que as coisas não são tão fáceis quanto parecem e na tentativa de fazer tudo certo, Silver muitas vezes enfia os pés pelas mãos e acaba fazendo uma enorme bagunça. Principalmente porque após o seu derrame ele fica completamente sem “filtro” e fala tudo o que lhe vem à cabeça. São nessas horas que o leitor se depara com as cenas mais hilárias possíveis.

Antes de Partir Desta Pra Uma Melhor é um livro mais trágico do que cômico, é um livro que faz com que você repense sua vida e suas escolhas. É impossível lê-lo e não terminar a leitura com alguma coisa diferente em você. Confesso que não esperava esse nível de reflexão, até porque, pela sinopse, o livro parece apenas mais uma comédia do que qualquer outra coisa.

A escrita do autor é perfeita. No decorrer da estória somos apresentados a vários tipos de personagens e situações, algumas até são um pouco clichês, mas nada estraga a beleza da escrita de Tropper. Silver é um personagem que poderia ter se tornado o vilão da estória, por assim dizer, ele é um péssimo pai, uma negação como filho e foi um zero à esquerda como marido. E isso só não aconteceu pela forma como o autor o descreve, que faz com que fique impossível não ter uma certa empatia pelo personagem.

A minha única reclamação fica por conta do final, que convenhamos, poderia ter terminado de uma forma mais “concreta”. Não sei se já falei para vocês, mas eu odeio finais abertos e o final de Antes de Partir Desta Pra Uma Melhor é assim. Quando cheguei no final fiquei completamente perdida e com uma vontade imensa de matar o autor, mas mesmo assim eu indico a leitura.

Em suma, Antes de Partir Desta Pra Uma Melhor é um livro que emociona, que arranca sorrisos e gargalhadas, e acima de tudo, traz uma bela reflexão sobre a vida e mostra que nunca é tarde para recomeçar.

Cotação:

0 comentários:

Postar um comentário