24 de novembro de 2015

Zoo - James Patterson e Michael Ledwidge



Título original: Zoo
Autor: James Patterson e Michael Ledwidge
Ano: 2015
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Adicione: Skoob
Algo está acontecendo na natureza. Uma misteriosa doença começa a se espalhar pelo mundo. Inexplicavelmente, animais passam a caçar humanos e a matá-los de forma brutal. A princípio, parece ser algo que se dissemina apenas entre as criaturas selvagens, mas logo os bichos de estimação também mostram suas garras e as vítimas se multiplicam. A humanidade é presa fácil. Apavorado, o jovem biólogo Jackson Oz assiste a escalada dos acontecimentos. Ele já previu esse cenário alarmante há anos, mas sempre foi desacreditado por todos. Depois de quase morrer em uma implausível emboscada de leões em Botsuana, a gravidade da situação se mostra terrivelmente clara. O fim da civilização está próximo. Com a ajuda da ecologista Chloe Tousignant, Oz inicia uma corrida contra o tempo para alertar os principais líderes mundiais, sem saber se as autoridades acreditarão em um fenômeno tão surreal. Mas, acima de tudo, é necessário descobrir o que está causando todos esses ataques, pois eles se tornam cada vez mais ferozes e orquestrados. Em breve não restará nenhum esconderijo para os humanos...
James Patterson é muito conhecido por seus livros policiais, principalmente pela série Alex Cross, mas não é somente isso que ele escreve. “Zoo”, livro escrito em coautoria com Michael Ledwige, está bem longe das histórias de policiais endurecidos que Patterson geralmente escreve. Em vez disso, o leitor é jogado em uma montanha-russa em um emocionante passeio para o fim do mundo, neste que era para ser uma ficção científica, mas que acaba por ser muito mais um livro de ação e suspense do que qualquer outra coisa.

O mundo está em guerra e ninguém parece saber disso, exceto Jackson Oz. Os ataques de animais a humanos estão aumentando absurdamente e, enquanto todo mundo parece pensar que esses são incidentes isolados, Oz vê algo muito mais sinistro.
O mundo estava se tornando um zoológico, mas sem jaulas. – pg.17
Tendo abandonado a faculdade para estudar o CAH (Conflito entre Animais e Humanos), Oz vem acompanhando os acontecimentos com os olhos de um cientista, o problema, porém, é que a comunidade científica o vê como um blogueiro paranoico e não como alguém que tenha alguma opinião relevante. Mas eis que surge a chance de sua vida. Um amigo que mora na África, liga desesperado e avisa que os leões estão tendo um comportamento muito estranho e atacando os seres humanos. Decidido a ver esse fenômeno de perto, Oz parte para Botswana. Chegando lá, de cara, ele já percebe que a situação é muito pior do que ele imagina.

No meio de um ataque de leões ele salva Chloe, uma bela cientista francesa, que estava em uma expedição com diversos cientistas. Por tê-la salvo, Chloe decide apoiar Oz em sua teoria do CAH. Quando os dois regressam aos EUA, para apresentar suas descobertas a um senador que está bastante interessado no assunto, eles descobrem que o passado de Oz veio à tona e ele, novamente, não é bem visto pela cúpula, pois, para eles, ele ainda continua sendo um blogueiro lunático e sem credenciais. Agora a humanidade está em perigo e ninguém quer acreditar na única pessoa que pode ter a solução para essa loucura que está acometendo os animais.

“Zoo” é uma leitura agradável e que tem uma premissa bem interessante. Vale ressaltar que apesar deste não ser o melhor livro do James Patterson, pois há algumas falhas no decorrer da trama e a ciência abordada no livro é um tanto quanto questionável, o suspense em torno da causa desse fenômeno é instigante e faz com que o leitor fique preso do começo ao fim do livro. Patterson e Ledwige fazem com que a história evolua na medida certa, sem que ela se torne lenta demais e cheia de descrições desnecessárias e nem uma corrida desesperada para a conclusão final da trama.

“Zoo” tem o objetivo de entreter e nisso ele não decepciona. A escrita de Patterson não é difícil, até mesmo a parte mais “científica” é de fácil entendimento, e as cenas de ação prendem qualquer leitor. “Zoo” é recomendado para aquelas pessoas que procuram uma leitura divertida e que não estão afim de leituras mais densas.


21 comentários:

  1. Gosto dos livros do Patterson exatamente por sua escrita ser despretensiosa e de fácil leitura.
    Tenho alguns livros policiais dele aqui e os que li, foram bem tranquilos, até tranquilo demais, porque geralmente gosto que eles explodam a minha cabeça, mas não me decepcionaram.
    Quando vi a sinopse desse livro no lançamento, não me senti tentada a lê-lo, sua resenha animou um pouco e quem sabe um dia eu caia dentro dessa leitura que tem alguns pontos bem fortes para me amarrar a ela.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  2. Nossa, achei a trama super interessante. Animais atacando seres humanos. Fiquei curiosa em saber quais motivos levaram a isso e curiosa em saber como são esses ataques, se os animais são racionais ou se agem por instinto. Achei bem interessante mesmo!!!
    Gosto de livros assim!
    Beijos
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  3. Nossa, achei a trama super interessante. Animais atacando seres humanos. Fiquei curiosa em saber quais motivos levaram a isso e curiosa em saber como são esses ataques, se os animais são racionais ou se agem por instinto. Achei bem interessante mesmo!!!
    Gosto de livros assim!
    Beijos
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Já algumas resenhas desse livro antes, e não sei a cada leitura, por mais positiva que seja, esta me esfriando quanto a ler esse livro, e uma das coisas que está causando isso é justamente o que você fala a respeito da ciência usada para explicar as coisas.
    Eu queria conhecer o autor, mas acho que vou pegar um Alex Cross primeiro, antes de me aventurar nesse.
    Parece que saiu uma série baseada nesse livro, vou dar uma olhada para ver se me anima um pouco mais.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei esse livro, eu já acho que seja completamente possível de acontecer algo parecido, questionável é sim, as é apenas um livro de ficção. Gostei tanto do livro que quero assistir a série.

    ResponderExcluir
  6. Oi!!!
    Achei sua resenha clara e objetiva. Já conhecia o autor sendo que nunca me chamou muita atenção, portanto nunca li nada dele. As vezes fico num dilema de ficção e realidade sempre me questionado de onde o autor tirou determinada ideia.

    Abraços Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  7. Eu só li um livro dele e não gostei muito.
    Esse aí parece ser mais interessante até mesmo porque tem uma parte mais científica.
    A capa também me chamou bastante atenção.
    bjs
    http://diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br/2015/11/sob-um-olhar-psicopedagogico-01-sheldon.html

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu ganhei esse livro e ainda não tive a oportunidade de ler, mas pela sua resenha vi que será uma leitura muito agradável.
    Sempre fico curiosa com a escrita desse autor, mas como não tenho costume de ler muitos policiais acho que esse será mais fácil de ler, principalmente por abordar todo esse mundo onde os animais se revoltam e estão matando todos os humanos.
    Apesar de ter alguns furos, acho que todo esse universo que ele criou abafa um pouco, e faz o leitor ficar realmente grudado como falou.
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Tudo bem?
    Já li várias resenhas desse livro, e sempre positivas!
    Mas não faz muito o meu estilo.
    Já ouvi falar muito bem do autor com livros de suspense, li um romance dele e gostei bastante!
    Que bom que vc gostou da leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem??

    Achei bem legal a premissa do livro... E nesse clima de férias, os melhores livros são os mais "leves" né?
    Gostei também de saber que tem partes mais cientificas, é sempre bom aprender mais sobre as coisas!

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Que resenha maravilhosa flor, olha me deixou super entusiasmada para ler. ♥

    Parabéns meu bem. Sucesso para você!

    http://petalasdelicadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Uma das minhas colaboradoras leu esse livro e gostou muito.
    E também fiquei sabendo por ela mesma que foi baseada até numa série.
    Eu vi esses tempos passando a propaganda, mas eu sinceramente não sei se assistiria.
    Depende também sabe? Porque os acontecimentos só de ler na sua resenha já me dão pavor rs Mas não sei, posso estar tendo uma visao e pode até ser diferente do que estou pensando. Enfim...preciso ler mesmo pra saber.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-guerra-dos-fae-chamado-as-armas.html

    ResponderExcluir
  13. Bom, normalmente eu gosto de leituras mais densas. Mas não tenho nada contra leituras que tenham o foco em divertir e entreter, só acho que esse livro não teria esse efeito sobre mim. Sei lá, fico com medo de ser muito violento, não ia querer ver os animais enlouquecendo e atacando os humanos. Esse negócio de passeio para o fim do mundo não me atrai não... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Estou doida para ler esse livro, e doida para acompanhar a série de TV também. Não sei o que eu faço primeiro...haha' "Zoo" parece ser incrível, e é muito bom saber que a escrita não é difícil. Não estou com cabeça para narrativas difíceis no momento *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. OIiie,

    Sabe, tenho medo de ler essas leituras que dão pavor, morro de medo totalmente, e por isso sempre deixo passar. Mas adorei a sua resenha, mas não leria, sou mais do gênero calmo.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Nossa que tema diferente, né? Não estou muito acostumada a esse gênero, mas como é do Patterson pode ser que eu dê uma chance. Não conhecia o outro autor e não conheço suas obras. Já o Patterson só li dois livros, que curti muito, mas eram romances. Ainda não sei bem o que pensar desse livro e se realmente irei ler.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oii!!

    Tinha ficado realmente com receio quando essa obra lançou, por conta do "científico" pq achei que teria uma escrita mais difícil. Mas uma amiga minha leu e disse o mesmo que VC. A diferença é que como era o primeiro contato com o autor, ela amou. Mas fiquei curiosa em saber se os outros são melhor escrito
    Confesso que tenho curiosidade, mas a leitura desse estilo acaba sendo muito arrastada pra mim :(

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu já tinha visto esse livro e achei que fosse um terror. Então já tinha eliminado da minha wishlist kkkk' Mas agora que vi a sua resenha, eu vou dar uma chance a ele com toda a certeza do mundo, porque eu amo suspense e parece ser um livro envolvente.
    Beijão :*
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  19. Oiee..Esse não é um tipo de livro que eu leria. Não gostei muito da capa e nem da premissa. Pela sua resenha parece sim ser uma boa leitura. Até porque tem algumas cenas de ação que muito me agrada.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Patterson é o autor mais versátil que conheço.
    Apesar da temática interessante, Zoo não é um livro que esteja na minha zona de conforto e não leria no momento.
    Bom saber que ele consegue entreter e apesar do caráter científico, é acessível a todos.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  21. Oi Jéssica, sua linda, tudo bem
    E gosto tanto dessa capa, acho ela diferente e forte e tem tudo a ver com o livro. O enredo desse livro é super atrativo, pois o autor saiu do lugar comum falando sobre um tema que não é visto muito por aí e tem tudo a ver com o que estamos vivendo atualmente, pois estamos destruindo o ecossistema, o habitat natural deles, e já vi casos reais de animais atacando áreas residenciais. Não vejo a hora de ler. Gostei muito da sua resenha.

    Beijinhos.

    Cila.

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir