7 de junho de 2016

Anna Vestida de Sangue - Kendare Blake


Título original: Anna Dressed In Blood
Autor: Kendare Blake
Editora: Verus
Páginas: 252
Adicione: Skoob
Cas Lowood herdou uma vocação incomum: ele caça e mata os mortos. Seu pai fazia o mesmo antes dele, até ser barbaramente assassinado por um dos fantasmas que perseguia. Agora, armado com o misterioso punhal de seu pai, Cas viaja pelo país com sua mãe bruxa e seu gato farejador de espíritos. Juntos eles vão atrás de lendas e folclores locais, tentando rastrear os sanguinários fantasmas e afastar distrações, como amigos e o futuro. Quando eles chegam a uma nova cidade em busca do fantasma que os habitantes locais chamam de Anna Vestida de Sangue, Cas espera o de sempre: perseguir, caçar, matar. Mas o que ele encontra é uma garota envolta em maldições e fúria, um espírito fascinante, como ele nunca viu. Ela ainda usa o vestido com que estava no dia em que foi brutalmente assassinada, em 1958: branco, manchado de vermelho e pingando sangue. Desde então, Anna matou todas as pessoas que ousaram entrar na casa vitoriana que ela habita. Mas, por alguma razão, ela poupou a vida de Cas. Agora ele precisa desvendar diversos mistérios, entre eles: Por que Anna é tão diferente de todos os outros fantasmas que Cas já perseguiu? E o que o faz arriscar a própria vida para tentar falar com ela novamente?

Cas é um adolescente que herdou de seu pai o poder de matar fantasmas, pai esse que foi morto em uma de suas missões. Para poder despachar de vez os fantasmas ele usa um Athame, um punhal utilizado na Wicca para direcionar a energia e controlar e banir os espíritos. Por causa de seu ofício, Cas e sua mãe acabam por se mudar diversas vezes, pois Cas está sempre caçando os fantasmas que são ameaças para os vivos.

Certo dia ele recebe uma carta de um amigo sobre um fantasma que já matou muitas pessoas. Esse fantasma é conhecido por “Anna Vestida de Sangue”, uma garota que teve sua garganta cortada e que, nos dias de hoje, aparece para quem vai em sua casa com seu vestido ainda pingando sangue (A forma com que a autora descreve Anna é algo surreal de tão perfeito!). Óbvio que Cas fica completamente curioso sobre esse caso e parte, quase que na mesma hora, para Thunder Bay, cidade onde Anna reside. Em Thunder Bay, ele conhece Carmel, a senhorita popular da escola. Como não poderia ser diferente, Carmel tem um ex-namorado, Mark, e esse não fica nada contente com essa nova amizade. Sendo assim, Mark decide que irá dar um corretivo em Cas, e o leva para a casa de Anna para assustá-lo e espancá-lo. E é aqui que a ação realmente começa!

Fazia muito tempo que eu não lia um livro tão bem escrito e com uma trama tão surpreendente. Os personagens são maduros e, conforme a trama segue seu curso, percebemos que eles vão se desenvolvendo cada vez mais, seguindo o ritmo do enredo. A trama é extremamente inovadora e é tão cativante que cheguei ao ponto de pular as refeições e deixar de dormir para poder terminar a leitura.

Sobre a escrita de Kendare Blake? Desculpe-me, mas só posso dizer que é fo**! A autora pegou um mote que poderia ser considerado um clichê e transformou em algo completamente original. O que parece ser uma história de fantasmas com um enredo chato e entediante, acaba por se revelar em uma trama que consegue surpreender o leitor em diversos momentos. Para mim foi bem difícil prever o que aconteceria nas próximas páginas, e sobre o final? Algo que jamais passou pela minha cabeça.

A história começa em um rompante. Não é cheia de apresentações chatas (como a maioria dos livros) que trazem parágrafos intermináveis de informações inúteis. Em vez de se apegar a fatos irrelevantes para apresentar os personagens, a autora vai direto ao ponto. Quando somos apresentados a Cas, a autora já vai ao cerne da questão, ela nos diz que ele é um caçador de fantasmas e nos mostra como ele faz isso. Pronto! A autora nos entrega, em uma bandeja de prata, o foco central da trama de forma fácil de entender e que é intrigante ao mesmo tempo. Quaisquer outras informações que venham a ser descritas mais tarde, só complementa as conclusões que você já tirou da cena.

Como eu havia dito anteriormente, nada do que você espera acontece. O romance acontece entre duas pessoas que você jamais imaginaria que iriam ficar juntos. Você sabe esses livros, onde você mal começou a leitura e já sabe quem vai ficar com quem? Pois é, isso não acontece aqui. Você acredita a todo momento que Cas irá ficar com uma garota em particular, mas no fim ele acaba ficando com alguém completamente diferente. Sem falar que o verdadeiro vilão não é quem você pensa que é! Quanto aos personagens, que poderiam facilmente terem se tornado clichês, são realmente personagens profundos, com sentimentos e, acima de tudo, cérebro! Em diversos momentos eu sentia que tanto Cas quanto Carmel poderiam ser meus amigos, pois seus sentimentos assemelham-se muito aos dos seres humanos reais.

Carmel, a menina popular, foge completamente do estereótipo visto em diversos livros. Ela não é mesquinha, burra ou alguém que precise ser sempre bajulada. Não, ela é realmente inteligente, corajosa e ajuda Cas em diversas situações. Além disso, ela nem sempre almeja a atenção, na verdade ela sabe como é exaustivo ser a pessoa que todos ficam admirando. Sim, ela é linda!

Já sobre a Anna, o que posso dizer? É a minha personagem favorita ever. Não consigo nem falar muito dela, pois sei que, se começar a escrever aqui, irei despejar um caminhão de spoiler. Mas digo uma coisa, a forma com que a autora construiu esse personagem é de outro mundo. Sério, fazia muito tempo que um personagem não me conquistava tão completamente. Sou obrigada a tirar o chapéu para a senhorita Blake.

Fica aqui então a minha dica, se você ainda não leu, corra e vá ler! Tenho certeza que não irá se decepcionar, principalmente se você é um daqueles que curte um romance com uma áurea sombria, mas também com alguns momentos engraçados que fazem com que o clima não fique tão down.

OBS: Esse é o primeiro livro da Série Anna, ou seja, teremos mais livros vindo por aí! *---*


Cotação:

15 comentários:

  1. Gennteeee que MARAAAAA, é a terceira resenha mega positiva desse livro que eu leio e isso me deixa ainda mais feliz... Estou com o livro aqui para ler, acho que vou correr para lê-lo depois de uma resenha dessas, e espero que Anna seja minha personagem favorita eveeer também hahahahahah
    A premissa do livro é mega interessante e tenho certeza que não vou querer desgrudar do livro. Adorei sua resenha, muito bem escrita.

    ResponderExcluir
  2. Menina, eu estou morrendo de curiosidade com esse livro. Acho que a trama é super intrigante e quando eu for ler, vou ficar grudada no livro até terminar a história. Gostei de ver a sua opinião sobre a obra.

    ResponderExcluir
  3. Nao curto muito livro com adolescentes, mas cada resenha que leio sobre esse livro fico curiosa para conhecer. Sem falar que sou apaixonada pela capa dele ♥ mal vejo a hora de poder le-lo.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  4. Oiii Jéssica, tudo bem?
    Fiquei completamente apaixonada por essa obra, por um momento pensei que fosse apenas terror,mas vi que tem um romancezinho no ar, isso vez com que aumentasse ainda mais a minha vontade.
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Não conhecia o livro mas confesso que fiquei bem curioso. Ainda mais se você diz que a escrita é boa. Isso para mim é essencial para um livro funcionar direito. Ótima resenha =D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Eu simplesmente adorei esse livro. A história é muito bem ambientada e os personagens são incrivelmente cativantes.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu não sabia que tinha continuação! :o
    Desde o lançamento desse livro minha curiosidade com a leitura vem crescendo, devido a tantos comentários positivos sobre esse circulando na blogosfera. E sua resenha ficou ótima! <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Já li algumas resenhas sobre esse livro, apesar de serem sempre positivas eu não leria esse livro simplesmente pelo fato que não gosto desse gênero. Morro de medo de fantasmas e afins... rsrs

    ResponderExcluir
  9. Eu não leio muitos livros de terror, mas esse me chamou muita a atenção pela desenvoltura e o romance entre os personagens, alem de tudo o fato de conseguimos nos envolver com Anna, mesmo ela tendo esse aspecto sombrio, espero imensamente ler em breve, a capa está maravilhosa

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Eu tenho um sério problema com livros de terror, mas esse de fato me chamou muito a atenção. Acho que por ser um YA também. Gostei muito da sua resenha e estou ansiosa aqui para começar a leitura do meu hahaha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  11. oi

    acabei de ler esse livro e amei...também gostei muito da Anna,
    e no fim, nem é terrore né??? achei que seria mais assustador, mas foi na medida certa!!!

    ótima resenha!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oie
    bem legal sua resenha e que bom que gostou tanto da leitura, eu gostei da capa e do enredo, parece ser bem legal a dica mas dessa vez vou deixar passar por quanto por causa de falta de tempo hehe

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Jéssica.

    Concordo com você em tudo que disse, adorei o livro e a escrita da autora. Foi uma ótima leitura que fiz no mês de junho. Digo que estou ansiosa pela continuação, não queria ter que esperar tanto. Amei a resenha, disse tudo que senti ao ler o livro. Parabéns!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Olá Jéssica, tudo bem?

    Muita coincidência no mesmo post de Retribuições ter o mesmo livro. Primeira vez que isso me ocorre. E não diferente do meu outro comentário “Ana Vestida de Sangue” já me conquistou pela sua sinopse. E, agora que eu tive a impressão de mais uma pessoa, a minha vontade pela leitura aumentou.

    Bjus,

    Gabriel Albuquerque

    ResponderExcluir
  15. Olá, estou acompanhando várias resenhas dessa obra e ficado cada vez mais curiosa a respeito dela. O enredo me atraiu bastante...já quero ler. Adorei suas considerações!

    Abraços

    ResponderExcluir